terça-feira, 24 de novembro de 2009

PROJETO "Quem conta um conto aumenta um ponto"

Estaremos realizando nos dias 01, 02 e 03 de dezembro a oficina do programa audacity, o objetivo é ensinar a alunos e professores como utilizar o programa. No evento, estaremos com os alunos da 6ª A e B, 7ª e 8ª séries, gravando as fábulas lidas, recontadas, reescritas, dramatizadas . Na coordenação do projeto estão as professoras: Elza Cristina e Ana lucia, na produção estará nossa orientadora Cristiane e na gravação estarão a Sorai e Adriana da Divisão de Tecnologia e Rosinete da DEA.
Ao desenvolvermos o projeto trabalhamos valores humanos universais e dentro deles, os valores aceitos e não aceitos em nossa sociedade.

Aguardem !!!! Será uma experiência singular e extraordinária.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto " Negro Sim, Graças a Deus!"

No dia 19 de novembro, estaremos realizando a culminância do Projeto "Negro Sim,Graças a Deus!". Nas duas últimas semanas docentes e discentes estavam preparando atividades informativas e culturais sobre negro e sua influência em nossa cultura.
A programação está excelente! Teremos: danças (parafusos, hip hop,etc), debates sobre temas referentes ao preconceito racial, mural, capoeira, desfile para escolha da "Beleza Negra 2009" da nossa escola, stands de comidas típicas e ervas medicinais, teatro e muita empolgação por parte de todos os participantes.
Aguardem!!!
Breve estaremos postando fotos do evento em nosso blog e fotoblog.

sábado, 14 de novembro de 2009

mini-curso "as Mídia na Escola"
















O curso foi muito proveitoso, foram feitos debates sobre a importância da tecnologia nas aulas ,além de regras de uso do laboratório e depois aproveitamos para praticar nos computadores como ultilizar o blog da escola.





No segundo momento os professores aprenderam como usar a tv com pen-drive.










Um abraço !!





Ana Cristina e Cristiane Antunes

Capacitação

Olá colegas do Alceu! Estamos nos apropriando das novas técnicas e ferramentas imprescindíveis para um bom desempenho acadêmico e profissional.
Professoras: Elza Cristina e Danielle

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ESCOLA ESTADUAL ALCEU AMOROSO LIMA

MINI CURSO: As mídias na escola
DATA: 14/11/09

PROGRAMAÇÃO:

1-ABERTURA : ORAÇÃO DA ESCOLA
2-DINÂMICA: MENSAGENS E REFLEXÕES ( Informática e Cidadania)
3-APRESENTAÇÃO : A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO (vídeo do youtube)
4-O BLOG:SUA IMPORTÂNCIA E COMO ULTILIZÁ-LO (texto: educarede)
5- TV MULTIMÍDIA:SUA IMPORTÂNCIA E COMO CONVERTER OS VÍDEOS PARA ULTILIZÁ-LA.
6-LANCHE de confratenização

Uso pedagógico do blog – o Edublog - Educarede

José Carlos Antonio*

Blog de Matemática

Cinco anos atrás eu escrevi um artigo intitulado Blogs, Flogs e a inclusão websocial. Na época, o foco do artigo consistia em mostrar que estava nascendo uma forma de inclusão social na Web, a que eu chamei de "inclusão websocial", em que usuários sem conhecimentos da linguagem HTML e de outras linguagens de criação de páginas para a Web podiam começar a criar seus sites e, assim, conquistar seu espaço de autoria na Web por meio dos blogs, dos flogs e de outras ferramentas que então estavam despontando na rede (inclusive o Orkut).

Naquela época, os blogs eram vistos por muitos professores como "coisa de adolescente", pois os blogs nasceram com a inspiração de serem "diários digitais" e, além disso, a maioria dos blogs brasileiros tinha de fato esse formato, pois eram blogs criados por adolescentes e que tinham como público alvo outros adolescentes.

O fato é que os adolescentes saíram na frente e criaram seus blogs, tornam-se autores e ocuparam seu espaço na Web, enquanto os professores, em sua maioria, ainda discutiam se valia ou não a pena usar novas tecnologias na educação.

O tempo passou. Cinco anos, na história da Web, é um tempo imenso! De 2004 para cá, os blogs brasileiros caíram também no gosto de muitos "adultos". Jornalistas, profissionais liberais, donas de casa e (vejam só!) até mesmo professores começaram a ocupar cada vez mais a blogosfera.

Hoje em dia eu creio que seja bobagem discutir a utilidade das TIC na educação, ou explicar o que é um blog, mas talvez ainda seja tempo de falar um pouco sobre o uso pedagógico dos blogs, principalmente tendo em vista que a cada dia mais e mais professores ingressam nesse incrível mundo da publicação e da autoria.

Apesar de sua origem com formato e pretensão de diário", o blog é, na verdade, um site. Ter um blog ou ter um site é a mesma coisa se o objetivo for possuir um endereço na Internet onde se possam publicar materiais diversos. A única diferença é que um site, no sentido original do termo, é um espaço que requer a criação não apenas de conteúdo, mas também de layouts, programações em HTML, CSS, javascript, PHP, SQL e outras linguagens usadas na Internet.

O blog, no entanto, oferece toda essa programação, o layout, as ferramentas de divulgação e até mesmo seu endereço na Web prontos, de forma que aos seus donos cabe apenas prover o conteúdo. E é aí que está o "X" da questão!

Para que um blog sobreviva na blogosfera e cumpra seu papel como espaço de publicação e autoria, ele precisa ter pelo menos quatro requisitos básicos:

1. Possuir um objetivo claro

2. Visar a um público específico

3. Possuir conteúdo útil para o público visado

4. Ser atualizado frequentemente

Blog de Física

Em outras palavras, criar um blog é fácil; criar um blog útil é um pouco mais difícil. Criar um blog útil e mantê-lo útil ao longo do tempo é ainda mais difícil e trabalhoso, mas é muito compensador se o objetivo que você escolheu estiver sendo atingido ao longo da vida do seu blog.

Os blogs são ferramentas Web 2.0 disponíveis gratuitamente na rede e oferecidas por muitas empresas. Para criar seu blog você pode usar qualquer uma dessas empresas. O processo de criação dura cerca de cinco minutos e requer apenas uma meia dúzia de cliques no mouse. Veja no final do artigo alguns links de empresas que oferecem blogs e hospedagem gratuita para eles.

Alguns exemplos de uso pedagógico para blogs são listados abaixo e não esgotam nem de longe as possibilidades, mas podem ajudar os iniciantes a descobrirem alguma utilidade para o seu blog:

Blog de conteúdo curricular: muitos professores usam seus blogs para publicar os conteúdos curriculares de suas aulas e assim permitirem que seus alunos os consultem pela Internet. Com isso, os alunos podem acessar textos, filmes, músicas, simulações, animações e outros materiais usados em classe ou sugeridos como materiais extras;

Blog de apoio às atividades de classe: os blogs podem servir como meios auxiliares para propor tarefas ou para receber tarefas. Por exemplo, você pode publicar uma poesia e pedir aos seus alunos que comentem a poesia, como faria em sala de aula com textos impressos. A única diferença é que esses comentários ficam publicados no seu blog;

Blog de registro de projeto:
você pode usar blogs para registrar o andamento de um projeto. Além de você, os alunos que participam do projeto também podem escrever no blog (ou por meio de comentários ou diretamente, publicando textos eles mesmos, sob sua supervisão). Imagine, por exemplo, que sua escola participe de um projeto de reciclagem. Todas as atividades do projeto, desde as reuniões iniciais até o os resultados finais, podem ser documentadas de forma bem rica (com imagens, textos, filmes, depoimentos gravados, etc.) no blog;

Blog institucional da escola:
uma escola pode (e realmente deve) possuir um site ou um blog (que é bem mais simples de criar e manter do que um site) onde publique notícias, eventos, avisos, comunicados, horários, dados dos professores e da escola etc., a fim de facilitar sua comunicação com a comunidade. Muitas escolas já possuem blogs e os utilizam como uma forma de prestar contas à comunidade e de informar melhor suas ações;

Blog de uma disciplina:
como a atualização de um blog requer que seu autor (ou autores) publique novas matérias regularmente, em algumas escolas os professores de uma dada disciplina se unem e mantêm um blog para a disciplina toda. Nesse blog se podem publicar dicas para os alunos, materiais extras, datas de provas, provas resolvidas, listas de exercícios etc., e os alunos podem compartilhar materiais de diversos professores sobre um mesmo assunto.

É claro que um único blog pode servir para várias dessas finalidades (e outras ainda), mas tenha em mente que quanto mais "confuso e desfocado" for o seu blog, mais dificilmente ele será útil ou despertará a atenção do seu público alvo.

Professores que possuem blogs afirmam que isso facilita seu trabalho, pois com o blog eles podem:

• fornecer e armazenar materiais de consulta para os alunos;

• criar atividades que os alunos possam acessar de suas casas e entregar via Internet;

• criar bibliotecas de atividades e materiais que ficam disponíveis de um ano para outro, poupando espaço e recursos;

• divulgar o seu trabalho e torná-lo transparente para os pais dos alunos e para a comunidade toda;

• interagir com outros professores de sua área e trocar informações, links, materiais, atividades etc.;

• melhorar seu relacionamento com os alunos e fornecer a eles maior possibilidade de acesso ao professor.

Uma dica final, e bastante interessante, é criar um blog para a escola e colocar nele os links para os blogs dos professores e alunos da escola, criando assim uma forma simplifica de comunidade virtual e explorando com isso diversas novas possibilidades de interação e participação colaborativa.

* Autor do blog Professor Digital, de onde foi retirado este artigo, e formador do Aula Fundação Telefônica: EducaRede e Pró-Menino, projeto que beneficia escolas públicas paulistas com doação de laptops, acesso à Internet e formação presencial e a distância para professores.

30/10/2009

Capacitação

A nossa capacitação "Midias na Escola" está confirmada para o dia 14/10 às 8:00 h.
Local: E.E. Alceu Amoroso Lima
Programação:

Abertura: Video "A Importância da Tecnologia " (youtube)
Dinâmica: Mensagens "Informática Cidadã
Tutorial do acesso ao blog e ao fotoblog
Lanche
Uso da tv multimídia também com tutorial.

Professoras responsáveis pela capacitação: Professora Cristiane (Comitê Pedagógico) e Profª Ana Lucia ( Articuladora do LTE)

Participem!!!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Aula de História






Os alunos da 6ª série A tiveram aula com os estagiários da Universidade Tiradentes Leandro e Flávio. Os temas abordados foram Renascimento e Absolutismo. O objetivo da aula foi fixar o conteúdo debatido nas aulas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Reunião Pedagógica

ATENÇÃO PROFESSORES!!!!!!!!!!!!!!

Próxima semana estaremos marcando com vocês a nossa reunião sobre a importância e utilização das mídias (blog , fotoblog e televisão multimídia). Iremos também realizar a capacitação sobre o acesso das mídias existentes em nossa escola.
Contamos com a participação de todos.

Equipe Pedagógica do turna da tarde.
Aguardem!!!!