terça-feira, 30 de março de 2010

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO LTE/2010

No dia 04 de março as articuladoras do LTE do Colégio Alceu Amoroso Lima não perdem tempo mesmo. Estávamos concentradas e empenhadas para realizar a implementação do Plano de ação para 2010. A integração das articuladoras dos três turnos, facilitou para agilizarmos tal ação fundamental para melhor desenvolvimento das metas. O trabalho em equipe é sempre enriquecedor, pois todos juntos tendem a produzir melhor e com mais qualidade.
Clara Sobra, Ana Lúcia e Elane – Professoras Articuladoras.

sábado, 27 de março de 2010

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

A EQUIPE DE GESTORES E PROFESSORES AGRADECEM A PRESENÇA DOS PAIS E MÃES EM NOSSA 1ª REUNIÃO ANUAL.

REUNIÃO DE PAIS

PAUTA DA REUNIÃO

1. MISSÃO DA ESCOLA:
2.IMPORTANCIA DA INTERAÇÃO FAMILIA E ESCOLA:
-ACOMPANHAR AS ATIVIDADES E PROVAS (NOTAS);
-OBSERVAR A FFREQUENCIA DOS FILHOS(AS);
-ACOMPANHAR MAIS O SEU FILHO NA ESCOLA;
-CONHECER A EQUIPE DA ESCOLA;
3.NORMAS DA ESCOLA:
-HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA;
-FARDAMENTO ESCOLAR;
-EM CASO DE DOENÇA (ATESTADO MÉDICO)
-EM CASO DE SAÍDAS ANTES DO HORÁRIO.
4. AVALIAÇÕES:
-PERÍODO: 05/04 À 09/04/10;
-ROTEIRO DE CONTEÚDOS;
-HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES;
-ACOMPANHAMENTO DAS NOTAS (BOLETIM);
-NUMERO DE PROVAS POR ANO;
-RECUPERAÇÃO PARALELA;
-PROVA FINAL:
5. REFORMA DA ESCOLA
6.PRAZO FINAL PARA O CADASTRAMENTO E RECADASTRAMENTO DA CARTEIRA DE PASSE ESCOLAR.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Alunos visitando o blog da escola






Nos dias 23 e 24 de março de 2010, os alunos do turno da tarde (5ª C, 6ª A e B, 7ª série), acompanhados pela professora de Língua Portuguesa, Elza Cristina, compareceram ao LTE para realizar os seguintes objetivos: acessar o blog da escola; comentar algo sobre as atividades e postar, como também tiveram a oportunidade de observar outros comentários dos colegas. Foi um momento rico, uma vez que tiveram contato com a leitura escrita e visual de todas as atividades realizadas de janeiro até março desse ano. Segundo a professora Elza, outro objetivo após chegarem na sala será discutir a importância do blog e sua utilidade para todos que fazem a escola. Particularmente gostei muito da interação que houve nesses dois dias, entre alunos da mesma sala e de sala e série diferente, através dos comentários postados. Cada um bem interessante. É só conferir!!! Clara Sobral – professora articuladora.

segunda-feira, 22 de março de 2010

APRESENTAÇÃO DAS NOVAS MÍDIAS/DVDs





A nossa escola recebeu hoje a terceira edição do DVD Escola, e como vocês podem ver fizemos a apresentação dessa nova edição ao corpo docente, onde eles puderam observar a riqueza do material. Um excelente subsídio para o professor incrementar suas aulas, a partir de conteúdos atuais e interessantes que, certamente, contribuirão para o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos queridos alunos. Todos os professores presentes já utilizaram o sistema de empréstimo. Cada um levou no mínimo dois DVDs para conhecer melhor e planejar sua aula com antecedência.Nossa! Ficamos felizes com o interesse dessa equipe. Parabéns!!! Veja também o nosso monitor Fabiano auxiliando a organizar os DVDs por área de conhecimento. Ele é aluno da 7ª série e estava de horário do intervalo.
Clara Sobral - Professora Articuladora.

sexta-feira, 19 de março de 2010

"O Café da tarde no Alceu"



Olá pessoal, veja uma parte da equipe de profissionais do Colégio Alceu Amoroso Lima se deliciando com o saboroso "Café da tarde". É o momento de descontração em que professores, comitê pedagógico e direção participam para trocar idéias, socializar notícias, de preferência agradáveis, visando alegrar as tardes (intervalo maior). O legal é que todos colaboram, cada um traz de casa algo bem gostosinho. Hum! Vale a pena conferir!!!
Clara Sobral - Professora Articuladora

quinta-feira, 18 de março de 2010

Oficina Metodologia de Projetos

Sábado dia 13 de março, pela manhã , os professores da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima se reuniram para participar da Oficina Metodologia de Projetos. A temática surgiu da necessidade de se entender melhor a construção de um projeto , suas etapas e de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a oficina para restruturar os projetos já existentes na unidade escolar e de se construir também algo novo para o ano letivo de 2010. A idéia foi sistematizada pelas articuladoras do LTE e Comitê Pedagógico.
A oficina foi ministrada pela Professora Viviane Almeida Resende, mestranda em educação e também professora da rede estadual .O evento contou com um número considerável de professores de todos os turnos.


terça-feira, 16 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher - 08/03/2010






HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 08/03/2010 no turno da tarde foi realizada uma homenagem a mulher com a participação do corpo docente e discente, comitê pedagógico, coordenação, direção e demais funcionários. Todos tiveram a oportunidade de prestigiar as produções dos alunos orientados pelos professores.

O evento iniciou com uma oração conduzida pela professora Rosário (Ensino Religioso), prosseguindo com as atividades de teatro, leitura de mensagens e poesias, apresentações musicais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Texto elaborado pela professora Cristiane e Clara Sobral – Professora Articuladora.


DEBATE SOBRE A VIOLÊNCIA DA MULHER, SUAS CONQUISTAS E VITÓRIAS!






No dia 04 de março de 2010, o professor de Geografia - Roberto, visitou o laboratório para realizar, junto com os alunos da 7ª série, pesquisas acerca do dia internacional da mulher, tendo como objetivo :
discutir o papel da mulher na sociedade, os diversos tipos de violência, bem como o processo de independência financeira e cultural da mulher na sociedade (em sala de aula);
realizar pesquisa sobre os dados estatísticos com os diversos tipos de violência acometidos contra a mulher (no LTE) e posterior produção de mural com gráficos (sala de aula), que será exposto no dia 08/03/2010, juntamente com apresentações sobre o tema de outras turmas.Vocês podem observar a presença da turma pesquisando o tema proposto. A construção final foi exposta no dia 08/03/2010, quando homenageamos o Dia Internacional da MUlher. Ficou legal demais! Veremos logo em breve o evento postado. Aguardem!!!! Clara Sobral - Professora Articuladora.

Todas as Linguagens da Comunicação







TODAS AS LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO

Esse é o título de uma atividade de pesquisa e exposição de murais desenvolvida pelas 5as A e B, sob a orientação da Professora de Português Solange Vilas Boas.

Ao discutir o tema “Comunicação e Linguagem” com os alunos em sala de aula, e após a observação da ótica que os mesmos têm sobre o assunto, a professora propôs um trabalho de pesquisa sobre as várias linguagens em que se desenvolve a nossa comunicação diária.

O objetivo da atividade:

Levar os alunos a compreender a importância da comunicação e o conhecimento das várias linguagens que os seres humanos podem usar com o objetivo de manter a comunicação com o outro.

E o que é linguagem?

É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). Num sentido mais genérico, a Linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se. Texto elaborado pela professora Solange-Língua Portuguesa. As atividades foram realizadas com os alunos da 5ª A e B, em 03 e 08/03/2010, sendo no primeiro dia no LTE e o segundo em sala de aula, construindo cartazes sobre o tema pesquisado. (Professora Artiguladora Clara Sobral)


sábado, 13 de março de 2010

O tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é natal... Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado... Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas... Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo... E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz. A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

terça-feira, 2 de março de 2010

A Origem do Carnaval no Brasil


Os alunos 5ª A e B pesquisando a origem do carnal no Brasil sob a orientação da professora de História Berenice Moreira, em 10 de fevereiro de 2010.
Após pesquisa, a turma escolheu um texto construído pelo aluno Lucicleiton da Silva, que segue abaixo:
A Marcha de Carnaval - Também conhecida como marchinha é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída na preferência do público, pelo samba enredo.
A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada "O Abre Alas", feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o Brasil, descendente diretamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário.
Professora Articuladora Clara Sobral