terça-feira, 16 de março de 2010

Todas as Linguagens da Comunicação







TODAS AS LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO

Esse é o título de uma atividade de pesquisa e exposição de murais desenvolvida pelas 5as A e B, sob a orientação da Professora de Português Solange Vilas Boas.

Ao discutir o tema “Comunicação e Linguagem” com os alunos em sala de aula, e após a observação da ótica que os mesmos têm sobre o assunto, a professora propôs um trabalho de pesquisa sobre as várias linguagens em que se desenvolve a nossa comunicação diária.

O objetivo da atividade:

Levar os alunos a compreender a importância da comunicação e o conhecimento das várias linguagens que os seres humanos podem usar com o objetivo de manter a comunicação com o outro.

E o que é linguagem?

É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). Num sentido mais genérico, a Linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se. Texto elaborado pela professora Solange-Língua Portuguesa. As atividades foram realizadas com os alunos da 5ª A e B, em 03 e 08/03/2010, sendo no primeiro dia no LTE e o segundo em sala de aula, construindo cartazes sobre o tema pesquisado. (Professora Artiguladora Clara Sobral)


Nenhum comentário:

Postar um comentário