Hoje em dia milhares de pessoas no Brasil, e no mundo fumam drogas ou cigarros e bebem muito álcool. Mas o que muitos não sabem é que tudo isso em pouco ou muito excesso causa doenças tanto na boca como no estômago ou pulmão que podem causar até a morte.
Por exemplo: uma pessoa fumante fica com mau hálito, os dente ficam amarelados, causa câncer de pulmão e úlceras no estômago e muitas vezes acabam morrendo. Uma pessoa que ingere muito álcool acaba prejudicando o fígado, o estômago e muitos outros órgãos. Quem respira a fumaça das drogas acaba ficando dependente e não para mais de fumar as drogas e causam câncer, derrames ou surtos.
Quem fuma muito acaba também ficando dependente e prejudica a própria saúde e a dos próximos a ele, sendo que não só ele como a pessoa que está próximo pode ter conseqüências. Quem é viciado em bebidas alcoólicas sofre muitos com os problemas estomacais, e de fígado e faz a família sofrer com alguns surtos cerebrais e enjôos.Quem fuma drogas podem ter conseqüências piores pode levar a problemas cardíacos e a morte.
A solução é incentivar a essas pessoas a irem ao médico e fazer com que essa pessoa vá diminuindo a dosagem desse produto químico e tóxico. Aos casos mais graves o recomendado é ir a uma clinica especializada ou uma associação com pessoas do mesmo vicio ou problema.
Fabiano e Thalia, 9º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário